segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Coaching Paroquial" aprimora administração de Congregação


Devido ao foco na conquista de metas e no aprimoramento do trabalho, o Coaching foi a escolha feita pela equipe da paróquia Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Umuarama, no Paraná, ao se deparar com problemas funcionais administrativos. A ação durou 45 dias e envolveu 92 administradores da Igreja Católica. Edson Marques Oliveira, doutor em Serviço Social, professor, Coach e escritor orientou as atividades e explica que o Coaching acontece por meio de sessões realizadas individualmente e em conjunto, com a intenção de traçar caminhos para alcançar metas. “Em empresas o foco é adquirir lucros e investimentos. No caso da Paróquia, o que existe é a sustentabilidade, dessa maneira o atendimento aos fiéis é primordial para que eles permaneçam na igreja”. Para atender a essa demanda foi preciso modificar o método de execução do Coaching e adequar a linguagem.

Método
Durante as sessões, Oliveira detectou que o principal diferencial da paróquia é o material humano. O processo de conquista por novos fiéis precisava ser aprimorado e para que isso acontecesse de maneira eficiente metas foram traçadas. “A forma como os administradores interagiam com os novos membros precisou ser melhorada para aprofundar os relacionamentos”, relata o professor.

Foco na liderança
Para aprimorar as ações internas da Paróquia, Oliveira focou no perfil de líderes. A intenção dessa ação foi desenvolver a pró atividade entre os envolvidos para que busquem espontaneamente mudanças no local de trabalho. “Detectadas as dificuldades do dia a dia, foi preciso trabalhar a representação de cada um dos administradores para que desenvolvessem habilidades”, diz. A capacidade de ouvir todas as partes, ter voz ativa e estar envolvido diretamente com os afazeres, também se encaixaram com as metas traçadas.

Resultados
Oliveira menciona que ao fim das sessões de coaching os resultados ficaram bastante evidentes. Os membros da Igreja tiveram uma posição positiva para alcançar os objetivos: disponibilidade em ouvir, discutir ações e aprimorar o respeito mútuo ficaram evidentes depois do trabalho. “O atendimento e o agendamento melhoraram, como foi estipulado nos primeiros encontros”, comenta Oliveira.



Contribuição: Luciana Briseno


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